A chegada da menopausa assusta muitas mulheres. Com o fim da vida reprodutiva, o relógio biológico liga o alarme avisando que o envelhecimento vai apressar o passo. Geralmente a menopausa chega entre 45 e 55 anos de idade.
A diminuição na produção dos hormônios femininos, principalmente o estrogênio causa todos os sintomas. O mais marcante deles são os fogachos (calores) que costumam provocar os despertares noturnos e a insônia. Para as mulheres que experimentam fogachos, é mais comum sentir alterações de humor, bem como depressão e ansiedade.
Fadiga e diminuição da libido também são comumente relatados com o desaparecimento dos ciclos menstruais. A função sexual piora com mais dificuldade para a excitação e o orgasmo. A falta do estrogênio causa afinamento (atrofia) da mucosa vaginal resultando em menor lubricação, ardor e dor durante a prática sexual.
Recentemente, publicamos uma pesquisa sobre a função sexual de mulheres na pós menopausa.
Apesar de todos esses sintomas e desconfortos, há tratamentos disponíveis para aplacar todos eles. A terapia de reposição hormonal é eficaz, segura e deve ser ofertada nos primeiros anos da menopausa para mulheres sem contra indicação para seu uso.
A escolha de bons hábitos com a saúde resulta em melhor qualidade de vida e mais longevidade. Deixar de fumar (qualquer tipo de cigarro, inclusive VAPE) e diminuir o consumo de bebidas alcoólicas. Adotar uma dieta equilibrada com frutas, legumes carnes magras, sem ultraprocessados e pouco açúcar, aliado à prática de exercícios físicos diminui o risco para eventos cardiovasculares, osteoporose e câncer.
A menopausa é destino biológico, mas a forma como você decide viver esse período é uma escolha pessoal. Assumir o autocuidado com relação à saúde física e mental é o ponto de virada para viver esse período com qualidade.
One Response
A menopausa é um período realmente desafiador na vida da mulher. É uma nova fase que apresenta dificuldades novas e exige um novo olhar sobre si para enfrentá-las. A Dra. Andréa nos ajuda a enfrentar esses desafios nos guiando por um caminho de autoconhecimento, que leva ao reconhecimento de nossas virtudes, acolhimento de nossos erros e ressignificação de nossa trajetória para que sejamos mais leves conosco. O livro Prazer, Menopausa! é um guia excelente nessa jornada, pois, nele a Dra. Andréa conseguiu fazer um verdadeiro diálogo com a leitora. Ao lermos, é como se estivéssemos frente a frente com ela, pois a linguagem é simples e acolhedora. Além disso, ele propõe práticas que nos permite concretizar os ensinamentos repassados.